Thursday, May 2, 2019

como fazer mapa mental

Construa Mapas Mentais de forma a ajudar você a memorizar todo o conteúdo do concurso público ou ENEM de forma rápida e permanente.

Mapas Mentais são poderosas ferramentas de ensino. 

O mapa mental pode ajudar a memorizar conteúdo, organizar informações e até mesmo tomar decisões importantes!

É muito comum encontrar pessoas que possuem dificuldades para memorizar conteúdo. Principalmente quando o assunto é complexo, pode ser difícil guardar e entender todas as informações. Por sorte, há soluções que podem ser utilizadas para te ajudar nessas tarefas.

O mapa mental é uma dessas técnicas. Ele é construído de maneira a organizar um conjunto de informações, tornando a compreensão e memorização mais fácil. No entanto, algumas pessoas possuem maiores dificuldades em começar a construir mapas mentais.

Por sorte, como a maioria das habilidades importantes para sua vida, é possível e recomendado aprender a elaborar mapas mentais!

A seguir, você vai ver tudo o que precisa saber para elaborar mapas mentais que te ajudarão a memorizar tudo o que estuda. Continue lendo e confira:

Mas afinal, o que é o mapa mental?
Um mapa mental é um instrumento usado para organizar, memorizar ou analisar um determinadoconteúdo.

Sua estrutura foi pensada especialmente para facilitar o aprendizado e administração da informação. Hoje, ele é também muito utilizado para ajudar nos processos de tomada de decisão.

Desenvolvido pelo britânico Tony Buzan, o mapa mental tem como maior diferencial o fato de organizar as informações de maneira harmônica com os processos cognitivos.

Isso significa que o mapa mental dispõe o conteúdo da mesma maneira que ele é entendido pelo nosso cérebro, fortalecendo as sinapses neurais. Ou seja, é muito mais fácil memorizar e compreender dessa forma.

Dessa forma, o mapa mental possui vários recursos: cores, símbolos e, principalmente, sua estrutura baseada em conexões. Associando uma informação à outras, podemos memorizá-las com mais facilidade.

Quando você pensa na palavra “peixe”, por exemplo, seu cérebro traz à tona experiências e conhecimentos que se associam a ela.

As imagens contribuem ativando diferentes partes do nossocérebro e fornecendo mais opções para acionar nossa memória.

Como o mapa mental pode ajudar a memorizar o conteúdo?
Para aprender, é necessário que a informação seja associada no nosso cérebro aos nossos conhecimentos prévios. Você não pode, por exemplo, imaginar uma flor azul sem o entendimento do que é uma flor e como é a cor azul.

O mapa mental parte desse mesmo princípio. Ele utiliza uma estrutura de ramificações que associa dados uns aos outros.

Veja aqui como fazer um mapa mental: mapas mentais

 

No comments:

Post a Comment